Verão Rins Saudáveis

Cuidar dos Rins é fundamental durante todas as estações do ano, mas no verão é importante redobrar a atenção com a água e aproveitar para inserir na dieta verduras, frutas e legumes que contribuem para a saúde desses órgãos – essenciais para o equilíbrio orgânico!

Os pimentões vermelhos, contêm substâncias diuréticas e antioxidantes que otimizam o funcionamento renal ao impulsionar a eliminação do líquido retido nos tecidos. Suas vitaminas e minerais auxiliam na regeneração celular. São recomendados para pacientes com insuficiência renal e infecções, pois combatem a inflamação e ajudam a manter um nível adequado de eletrólitos.

A cebola possui quantidades interessantes de quercetina – uma substância que inibe o dano celular em tecidos saudáveis do coração e rins. A alicina, em sua composição, diminui os problemas inflamatórios e evita a acumulação excessiva de toxinas.

As berinjelas são conhecidas pelo alto teor de vitaminas e minerais, além de possuir propriedades diuréticas e desintoxicantes.

As frutas tropicais, além de contribuírem na reposição de água, são compostas por substâncias que favorecem os Rins. A melancia ajuda a eliminar as toxinas dos rins e o abacaxi contém bromelina – que possui efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. É recomendado para ajudar a filtrar sangue, remover toxinas e prevenir o aparecimento de doenças graves.

A ingestão moderada de oleaginosas previne distúrbios inflamatórios e reduz o risco de envelhecimento precoce. Nozes, castanhas e amêndoas possuem vitaminas e minerais que favorecem o processo de limpeza dos Rins, prevenindo inflamações e doenças.

Consumir regularmente peixes gordurosos (fonte de ômega 3) controla o colesterol alto, previne a pressão arterial elevada e reduz o descontrole nos sais e proteínas da urina – o que previne a formação de pedras e obstruções nos Rins.

É bastante conhecida a necessidade de beber água para manter a saúde renal, mas o que acontece de fato quando você bebe mais água é que as impurezas ficam mais diluídas no sangue e isto facilita o trabalho do seu rim. O nefrologista e presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Daniel Rinaldi dos Santos explica que para saber o quanto de água é preciso beber basta observar a cor da sua urina. Se ela estiver clara é porque você está bebendo a quantidade certa, se estiver muito amarela e concentrada é preciso beber mais água.

Aproveite o verão e coloque em prática bons hábitos para descobrir que você também ama cuidar dos seus Rins.

2018-02-06T10:20:04+00:00