Serviços Integrados2018-08-02T11:16:18+00:00

Procuramos concentrar em nossas instalações toda infraestrutura de tratamento e de diagnóstico necessária para proporcionar a nossos pacientes um atendimento integral e integrado, com qualidade, conforto e segurança.

No Atendimento ambulatorial identificamos o diagnóstico da doença renal. Em caso afirmativo, de acordo com o grau da doença, o paciente será mantido em tratamento conservador ou encaminhado para uma das modalidades de TRS (terapia renal substitutiva) que pode ser hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal. Dispomos de amplas instalações, proporcionando ao paciente todo conforto físico necessário ao tratamento.

É um processo realizado na clínica de diálise, geralmente três vezes por semana, na qual ocorre uma filtragem do sangue, através de uma máquina de Hemodiálise.

Hemodiafiltração é uma técnica que permite filtrar mais toxinas do que quando é feita uma hemodiálise convencional. Isto ocorre devido ao tipo de membrana dos filtros utilizados no tratamento, que permite uma maior troca entre o plasma e o líquido de diálise, aumentando a eficiência do tratamento.

Nesta modalidade de diálise a filtragem do sangue ocorre através de uma membrana, chamada peritônio, daí o nome peritoneal, membrana que protege os órgãos do abdômen. Esta diálise é realizada geralmente na casa do paciente, pelo próprio paciente ou familiar, após treinamento na clínica de diálise, sob supervisão da Enfermagem e do Médico.
Instalado na unidade satélite do Instituto desde 2001 em Taubaté, conta com equipamentos de última geração e corpo técnico / científico de alto nível, estando apto a prestar serviços de análises clínicas com segurança, confiabilidade e rapidez nos resultados. Implantado inicialmente para suprir a demanda interna de exames necessários ao acompanhamento clínico dos pacientes em terapia renal substitutiva, o laboratório de análises clínicas do Instituto de Nefrologia vem se firmando cada vez mais como uma opção de qualidade para o público em Geral.
A Nefrologia Clínica é a especialidade médica em diagnóstico e tratamento de nefropatias, que são doenças no rim.
Popularmente mais conhecida como pressão alta, é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue, quando a pressão arterial chega a ser igual ou maior do que 14 por 9.

A Hipertensão Arterial tem influência nos rins alterando a filtração e podendo paralisar os órgãos.

A hipertensão e o diabetes contribuem para maior incidência de insuficiência renal crônica.

Diabetes e complicações renais: A Diabetes pode danificar os vasos sanguíneos dos rins, prejudicando os nervos do corpo e havendo um declínio funcional dos rins. Isso causa dificuldade para esvaziar a bexiga, em que a pressão da bexiga cheia afeta os rins.

Hipertensão e complicações renais: O aumento da pressão arterial é causado quando os rins deixam de eliminar o volume excedente e isso compromete a saúde renal.

Os Cálculos Renais, conhecidos também como Pedras nos Rins, são depósitos organizados de sais minerais no aparelho urinário e provocam uma intensa dor. O tamanho pode variar e crescer com o tempo, depende da concentração das substâncias químicas presentes.

Para prevenir as doenças renais causadas pelos Cálculos Renais, recomenda-se procurar um nefrologista e beber muita água diariamente.

Oferecemos também aos nossos pacientes o encaminhamento ao transplante renal, acompanhamento pré e pós transplante e biópsia renal.