Saiba porque os Rins são fantásticos.

Talvez você nunca tenha notado como os seus Rins são fantásticos! Não é estranho que isto aconteça, afinal de contas esse órgão trabalha de forma constante, humilde e silenciosa.

Mas a INEFRO, especialmente no mês de março, em que comemoramos o dia Mundial do Rim, quer mostrar para você como os seus rins são incríveis!

Eles  ficam na parte de trás do abdome e a parte superior deles coincide com as últimas costelas. Não são muito grandes, medem cerca de 10 a 13 cm de comprimento, cerca de 5 cm de largura e 3 cm de espessura e cada um pesa em torno de 150g.

O rim tem várias funções no nosso organismo. Eles Filtram o sangue eliminando as toxinas, regulam a formação do sangue e dos ossos, regulam a pressão sanguínea e mantêm o equilíbrio químico e de líquidos do organismo.

Já começamos a valorizar um pouco mais estes pequenos órgãos não é mesmo? Mas não é apenas o que fazem, mas também como fazem.

A cada minuto passam pelos rins cerca de 1,2 litros de sangue. A cada hora seus rins já filtraram todo o seu sangue 12 vezes!

E quando se fala, “…mantêm o equilíbrio químico…” , pode nos parecer importante sim, mas talvez pensemos, “Nossa…legal!”, minimizando o que isso  significa. Para ilustrar, imagine se você, em uma empresa, fosse encarregado de manter na dispensa as quantidades certas de sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, bicarbonato, hidrogênio, cloro entre outros?  Ufa, quanto trabalho! Lembrando que essa não seria sua única função no cargo.

Cuidar de tantos detalhes – e ainda nem falamos em minúcias de todas as atividades do rim no corpo – tem seu segredo em uma estrutura super organizada que trabalha em conjunto. Cada rim contêm cerca de 1 milhão de pequenos néfrons, capazes de realizar todas as funções renais.

Saber mais sobre seus rins com certeza vai fazer você cuidar melhor deles. A INEFRO ama cuidar dos rins e quer que você aprenda a cuidar deles também.

2017-05-10T15:33:26+00:00