Prevenção de Doença Renal na Infância

A INEFRO em parceria com SBN – Sociedade Brasileira de Nefrologia unem-se para a Prevenção de Doença Renal na Infância.

O descuido da saúde dos rins na infância pode provocar a DRC (Doença Renal Crônica), que é a perda progressiva da função dos rins, acarretando diversos problemas ao longo da vida.

Os rins estão entre os órgãos mais importantes do corpo, servem para controlar volume de água do nosso organismo, filtram o sangue para retirar as impurezas e produzem hormônios, que ajudam no controle da pressão arterial, renovação de células do sangue e na absorção de nutrientes dos alimentos ingeridos.

Para ajudar a proteger os rins das crianças é necessário fazê-los adotar um meio de vida mais saudável.

A INEFRO e SBN separaram algumas dicas:

Amamentação exclusiva até o 6º mês de vida
O aleitamento materno exclusivo protege o bebê contra desidratação e algumas doenças. O uso de outros leites ao invés do materno, possuem maiores quantidades de proteína e sal, sobrecarregam o rim do bebê que não está preparado para entrar em contato com essas substâncias.

Evitar sal, açúcar e alimentos industrializados
O consumo dessas substâncias aumenta o risco de Hipertensão Arterial, Diabetes, Obesidade e pedras nos rins ainda na infância.

Mantenha a criança bem hidratada
É necessário fazer a criança beber em média 2 litros de água para mantê-la hidratada. A água ajuda a limpar os rins e eliminar as toxinas do corpo.

Praticar atividades físicas regularmente
Crianças que praticam atividades físicas se tornam adultos mais saudáveis e com menor risco de lesão renal.
O sedentarismo leva à complicações como Hipertensão Arterial e Diabetes da infância até a idade adulta.
É importante fazer as crianças movimentarem-se. Pode ser correndo, pulando, jogando bola ou brincando. O importante é mexer!

Acompanhamento pediátrico regularmente
O acompanhamento regular com o pediatra permite reduzir os fatores de risco, realiza um diagnóstico precoce e o tratamento adequado caso surgir alguma doença na infância.
Não automedique! Isso pode causar sequelas renais.

Ajude também mobilizando o máximo de pessoas. Seja um exemplo!

2017-05-10T15:16:19+00:00