Prevenção: a diabetes e seus rins

O Dia Mundial do Diabetes é celebrado em 14 de novembro, anualmente, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e tratamento. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), atualmente há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no país.

A campanha chama a atenção para os problemas associados à diabetes, tais como: doenças cardiovasculares (infarto e insuficiência cardíaca), AVC (derrame), perda de visão, úlceras, amputações insuficiência renal.

Infelizmente muita gente ainda desconhece, mas a doença renal crônica associada ao diabetes é praticamente assintomática, se instalando gradativamente e podendo evoluir para a perda de função renal – inclusive, com a necessidade de diálise ou transplante.

Assim, pacientes com diabetes devem fazer um acompanhamento com uma triagem de exames de urina e dosagem de creatinina no sangue.  Além disso, é fundamental que busquem uma melhor qualidade de vida com a prática de hábitos saudáveis.

PREVINA-SE:

– Pratique exercícios físicos regularmente;

– Evite o excesso de sal, carne vermelha e gorduras;

– Controle o peso corporal, a pressão arterial, o colesterol e a glicose;

– Não fume e não abuse de bebidas alcoólicas;

– Evite o uso de anti-inflamatórios não hormonais;

– Cuidado com quadros de desidratação;

– Realize, uma vez ao ano, exames laboratoriais para avaliar a saúde dos rins: dosagem de creatinina no sangue e análise de urina;

– Consulte regularmente seu clínico;

– Não faça uso de medicamentos sem prescrição médica.

Fonte: Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN)

Cuide da saúde dos seus rins e viva com mais qualidade de vida!

2019-11-14T11:15:48-03:00