Perigos do inverno para os rins

Algumas mudanças de hábitos no inverno podem comprometer a saúde dos rins. O aumento do consumo de sal e ingerir menos água estão entre os principais vilões.

De acordo com os especialistas do INEFRO, o frio aumenta a chances de doenças como cistite, hipertensão e cálculos (pedras), por exemplo, que podem afetar o bom funcionamento dos rins. Assim, alguns cuidados são fundamentais para atravessar o inverno sem prejudicar a saúde.

CISTITE – Com a diminuição da ingestão de água, as pessoas passam a urinar menos e, consequentemente, têm mais chances de adquirir uma infecção ou inflamação no sistema urinário. Quando não é tratada adequadamente, pode atingir os rins – caso da pielonefrite.

Sintomas como dores nas costas, necessidade de urinar com frequência, dor e ardor ao urinar, presença de urina escura ou com odor muito forte, podem ser sinais de cistite – ou até mesmo de pielonefrite. Além disso, podem ocorrer febre, calafrios, vômitos, náuseas e cansaço excessivo.

A infecção é mais frequente em mulheres, já que essas apresentam a uretra mais curta do que os homens, favorecendo a entrada de bactérias provenientes do intestino e da vagina. O diagnóstico é feito por exame laboratorial com cultura.

Além da ingestão de água, segundo os especialistas do INEFRO, a prevenção reúne medidas como: não segurar a urina, ter uma alimentação adequada, praticar atividades físicas e manter uma boa higiene íntima.

MENOS SAL – Com o frio, aumenta o consumo de sal presente em refeições mais calóricas e condimentadas – com grande concentração de sódio. Isso pode comprometer o desempenho dos rins, que têm a função de filtragem do sangue, removendo o excesso de água, sal e resíduos através da urina.

O sódio em excesso faz o corpo reter mais líquido, aumenta o volume de fluidos nos vasos sanguíneos e pode causar hipertensão e, consequentemente, insuficiência renal – ou vice-versa.

Além disso, o consumo excessivo de sal, assim como o alto teor de sódio presente em alimentos embutidos e industrializados, favorece o surgimento de pequenos cristais nos rins que causam o cálculo renal (pedras nos rins).

Manter práticas saudáveis no inverno podem evitar essas outras inúmeras doenças. Invista numa alimentação rica em frutas, verduras e legumes, pratique exercícios físicos regularmente e atividades que favoreçam o seu bem-estar.

Cuide dos seus rins nesse inverno!

2019-06-27T22:25:46+00:00