Evento Dia Mundial do Rim

No mês que se comemora o Dia Mundial do Rim, ações de conscientização chamam a atenção para o número crescente de doenças renais no Brasil e no mundo.

Por isso, o Inefro desenvolveu atividades que envolveram mais de 1.500 crianças da região em uma campanha finalizada no dia 15/03/2016, com a entrega de prêmios para duas delas. Foram palestras de conscientização e distribuição de cartilhas educativas para as crianças e folhetos para os adultos.
As doenças renais exigem atenção redobrada, já que o número de pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise ou diálise peritoneal) no Brasil ultrapassou 100 mil. Pessoas com algum grau de doença renal chega a 13 milhões e cresce cerca de 10% ao ano. O Inefro, com unidades em Taubaté e São José dos Campos, atende cerca de 380 pacientes em terapia renal substitutiva.
Por causa desses números alarmantes, o Dia Mundial do Rim é importante como alerta para a conscientização dos cuidados preventivos e sobre os fatores de risco que levam à doença renal. O tema da campanha deste ano (2016) foi “A Prevenção da Doença Renal na Infância”.
O Inefro realizou sorte de prêmios para as crianças. As duas vencedoras foram:

– Yasmin Ângela dos Santos, 3 anos – cupom na ação feita no Taubaté Shopping: ganhou um tablet.
“A iniciativa é importante, pois aprendemos dicas que antes não sabíamos, fora que ela adorou as atividades da cartilha”, conta Vandinéia dos Santos, mãe de Yasmim.

– Giovana Aline Monteiro, 12 anos – assistiu a palestra na Escola Santa Luzia, onde estuda: ganhou um celular.

“Eu aprendi principalmente que temos que beber bastante água e comer pouco sal para cuidar dos rins, pois eles são responsáveis por deixar nosso corpo mais limpo.”

2017-05-10T13:15:05+00:00