Como anda a saúde renal dos seus filhos?

Cerca de 850 milhões de pessoas no mundo sofrem com algum tipo de doença renal. Os dados são da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), que chama a atenção sobre a importância dos cuidados com a saúde renal das crianças e adolescentes.

De acordo com a SBN, o diagnóstico tardio é a principal causa de comprometimento renal nesse período, resultando muitas vezes em medidas extremas como a hemodiálise e o transplante de rim. Além disso, a insuficiência renal aumenta os riscos de doenças no coração.

Por isso, alertam os especialistas do INEFRO, é fundamental que os pais cuidem da saúde dos rins das crianças, incluindo exames e demais medidas preventivas. Alguns sinais e sintomas podem indicar que há algo errado: inchaço no corpo, vômitos frequentes, infecções urinárias de repetição, atraso no crescimento e desenvolvimento, problemas ósseos, anemias de difícil tratamento e hipertensão arterial.

Fatores genéticos também merecem atenção, ou seja, crianças com histórico familiar com casos de doenças renais devem ter os cuidados redobrados, principalmente com avaliações de rotina.

PEDRAS NOS RINS – Uma má alimentação, com o consumo exagerado de fast-food, pouca ingestão de água e falta de atividades físicas podem resultar nas temidas pedras nos rins. Problema que tem crescido entre crianças e adolescentes de todo o mundo.

De acordo com a equipe do INEFRO, os pais devem ficar atentos a alguns sintomas comuns de pedras ou cálculos renais: quadro leve de dor abdominal, infecção ou sangramento urinário. Diante de qualquer sinal anormal, deve-se procurar um especialista para uma avaliação.

DICAS DE PREVENÇÃO

– Mantenha uma alimentação saudável — rica em verduras, legumes e frutas – e tome bastante água;

– Evite o excesso de sódio, presente nos salgadinhos, sucos de caixinha e demais produtos industrializados;

– Evite o consumo de refrigerantes;

– Pratique atividades físicas;

– Controle o diabetes e pressão arterial;

– Faça avaliações de rotina.

Cuide da saúde de seus filhos!

2019-09-26T14:23:25+00:00