Atenção ao consumo de suplementos

A prevenção da Insuficiência Renal Crônica (principal doença que acomete os Rins; diminuindo sua função até que eles paralisem completamente) é assunto muito sério, uma vez que sua progressão é lenta e silenciosa – a ponto de surpreender as pessoas em sua fase terminal; quando para viver é preciso substituir a função dos Rins pela hemodiálise, diálise peritoneal (feita na barriga) ou um transplante renal.

Prevenir é ato repleto de sabedoria, no entanto é justamente aí que descuidamos. Aliás, nossos Rins são praticamente uma entidade distante – muitas pessoas (mesmo com seus mestrados e doutorados) não sabem nem mesmo localizar esse incrível órgão no próprio corpo; e isso é mais comum do que você pode imaginar.

Considere esse contexto e some a onda crescente de pessoas adeptas aos suplementos para atletas. Claro que é importante exercitar o corpo, no entanto a busca por um ideal imposto e desenhado em estereótipos promove o abuso dos suplementos, seja para ganhar ou perder peso.

Embora ainda não seja comprovado que o consumo excessivo de proteína alimentar (nos casos de quem quer ganhar massa muscular) cause danos aos rins em indivíduos saudáveis, para alguns especialistas o uso abusivo dos suplementos pode causar um surto de hemodiálises em alguns anos.

Os efeitos negativos são para quem lança mão de tipos e quantidades inadequadas das substâncias cujo mercado só cresce. Aqui é importante enfatizar que alguns pré-treinos e termogênicos afetam os campos neurológico e hormonal – essa classe de suplementos pode desregular funções do organismo e provocar reações em cadeia. Por isso, tenha o acompanhamento de um profissional especializado quando o assunto for utilizar suplementos na nutrição! Seus rins cuidam muito bem de você, cuide bem deles também.

2017-06-05T16:00:04+00:00